- Área: 314 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
-
Fabricantes: Acor, Tatami, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa em forma de U rodeia um pátio interior que contém uma árvore que foi apreciada por muitas gerações. Está desenhada para permitir que a árvore seja vista de qualquer parte da casa.
A sala de tatame de estilo japonês será utilizada como um dormitório para hóspedes. Apesar de seguir certos aspectos tradicionais, como os tamanhos da madeira utilizada e a longitude vertical da porta de entrada, foi utilizado o menor número de peças possíveis para manter a aparência simples, o objetivo é que o próprio olhar seja extraído da vegetação de forma natural além da janela à direita da tokonoma (quarto). Para manter um aspecto digno, equipamentos eletrônicos são integrados na arquitetura.
A sala está desenhada para as atividades diárias da família. Cria-se com ela o acabamento e detalhes que dão um sentido de "suavidade" para se adaptar à vida cotidiana, conformando uma área de reunião da família. A tela utilizada para ver filmes foi ocultada com êxito mediante o uso de uma combinação de madeira e aço.
Respeitando os ancestrais, estimando o presente e conectando-se ao futuro.
Impartir a mensagem de austeridade no espaço livre e flexível de hoje.
Os materiais utilizados para os acabamentos são diatomite, farinha de mármore, washi (papel japonês feito de grama e fibras de árvores), papel de parede e madeira maciça. O isolamento é feito com fibra de celulose. Usando materiais naturais em todo o edifício, um ambiente saudável foi criado.